quarta-feira, 30 de maio de 2018

A dor e a trégua


A gente não percebe o valor da saúde até perdê-la.
Não lembro onde li isso, há tempos, mas guardei pra mim. Passei a vida sendo grata pela minha saúde e pela liberdade que ela sempre me permitiu, mas, tendo sido essencialmente saudável minha vida toda, essa gratidão era racional, daquela que só poderia imaginar uma circunstância de ausência de saúde.
Agora, nessas semanas em que a minha vida se reduziu a investigar as dores articulares intensas que têm me acometido, parece que eu estou finalmente experimentando gratidão pelo meu fisico de forma vivencial. É a vivência que toca nossa emoção, permite a sensação plena de rendição e agradecimento ao plano maior da existência que está ali nos proporcionando aquele momento.
Às vezes, os vários remédios que estou tomando me permitem momentos sem dor ou quase sem dor. Tenho saboreado essas horas com uma gratidão devocional, que jamais senti diante do meu corpo sempre são. Me faltava essa vivência da dor intensa e persistente. Agora vivo, integralmente, com consciência, os momentos de corpo que não dói. Essa foto, com a Preta, nossa filha cusca, foi um momento de trégua, desses que eu tenho vivido com alegria e consciência. Não sei ainda um diagnóstico; não sei se uma crise apenas ou algo crônico; nesse mar de incertezas, só sei que há dessas tréguas. E eu as tenho vivo com gratidão. Os momentos de dor, busco vivê-los sem resistência, dando espaço para que surja em mim o que eles vieram me ensinar, para que o meu corpo depure o que da minha história pretérita não me serve mais. Na dor e na trégua, exercícios de viver o agora.
Imagino que dessa fonte de consciência surgem os depoimentos de pessoas que dizem que as doenças fisicas lhes mudaram a vida, a forma de ver as coisas. A vivência é muito poderosa.
E que seja de mim o que tiver que ser! Estou fazendo minha parte para que seja cada vez mais amor, saúde e consciência :-)
Bjs

Um comentário:

  1. Olá, Fê!
    Enquanto procurava palavras que descrevessem o que estava sentindo, acabei chegando aqui.
    Minha vida se transformou intensamente desde fevereiro de 2018. Tenho psoríase e fui diagnosticada com artrite psoriásica. É uma batalha diária pra vencer a dor. Estou no segundo tratamento.
    Fiquei curiosa pra saber o teu diagnóstico. Espero que tenhas melhorado.
    Beijos
    @janajacquesavila

    ResponderExcluir